PRINCIPAIS TEORIAS NO CAMPO DA GENÉTICA
TEORIA CELULAR MODERNA
Versão moderna da “Teoria celular”
1) as células são as unidades morfológicas e fisiológicas de todos os organismos vivos;
2) as propriedades de um dado organismo dependem daquelas de cada uma de suas células;
3) as células originam-se somente de outras células, das quais herdam suas características;
4) a menor unidade da vida é a célula.
TEORIA DA HERANÇA PARTICULADA
De acordo com a teoria de Mendel, as características são determinadas por unidades discretas que são herdadas intactas ao longo das gerações
TEORIA CROMOSSÔMICA DA HERANÇA
De acordo com a teoria cromossômica de herança, os padrões de herança de traços pode ser explicada pelo padrão de transmissão dos cromossomos durante a gametogênese e fertilização.
TEORIA DA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES
- Adaptação ao meio
Lamarck diz que os seres vivos evoluem "sem saltos ou cataclismos" de forma "lenta e segura". Para se adaptar melhor ao meio, os seres vivos se modificam a cada geração. A girafa, por exemplo, teria desenvolvido um pescoço comprido para se alimentar das folhas de árvores muito altas. Os órgãos que são menos usados atrofiam, de geração em geração, e desaparecem.
Caracteres adquiridos – Para Lamarck, as características que um animal adquire durante sua vida podem ser transmitidas hereditariamente. Um animal que perde parte de sua cauda, por exemplo, pode ter filhos com a cauda curta.
- Seleção Natural
Teoria descrita pelo naturalista Charles Darwin para explicar como as espécies animais e vegetais evoluem. Diz que o meio ambiente seleciona os seres mais aptos. Em geral, só estes conseguem se reproduzir e os menos dotados são eliminados. Assim, só as diferenças que facilitam a sobrevivência são transmitidas à geração seguinte. Ao longo das gerações, essas características firmam-se e geram uma nova espécie.