OS TALENTOS TÉCNICOS E A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
EMOCIONAL NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E
SELEÇÃO
Sonali Viana Rocha
UNESA – Universidade Estácio de Sá – Macaé/ RJ svrocha.hope@petrobras.com.br rochasonali@ig.com.br
Resumo O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre a importância de se saber reconhecer e avaliar os talentos técnicos em conjunto com a inteligência emocional, nos processos de recrutamento e seleção, uma vez que o controle das emoções já é reconhecido como qualidade pessoal apresentada por candidatos e selecionadores. Atualmente as organizações vêm redirecionando o seu foco, desviando-o da essencialidade da capacidade intelectual e da competência técnica do candidato, para dar lugar à inteligência emocional, fator que afeta diretamente os ambientes de trabalho e as organizações como um todo, em busca do equilíbrio entre a razão e a emoção para a melhoria de seus processos e resultados.
Palavras Chave: Inteligência emocional, talentos técnicos, recrutamento e seleção, equilíbrio.
Abstract The present article aim is to discuss concerning the importance of knowing to recognize and evaluate the technical talents together the emocional intelligence in processes of recruitment and selection because the control of emotions is recognize as a personal quality has presented by candidates and selectors. Nowadays, the organizations has been redirecting their focus, deviating it from the intelectual capacity essential and technical competence of the candidate, to give place to the emocional intelligence, a factor which affect the workplaces directly and the organizations at all, searching the balance between the reason and emotion for a better results and processes.
Key-words: Emotional Intelligence, technical talents, recruitment and selection, balance.
1. Introdução
Por um longo tempo, o conceito de racionalidade conduziu as vertentes da nossa cultura, e com isso, a Emoção passou a ser vista como papel secundário, principalmente