Teoria Estruturalista
A abordagem estruturalista da administração se dá com a união dos aspectos formais e informais presentes nas organizações.
As organizações formais baseiam-se em normas que criam direitos e obrigações para os seus integrantes. Já as informais, predominam as relações humanas.
ORGANIZAÇÃO FORMAL NORMAS E REGRAS RÍGIDA INFLEXÍVEL
ORGANIZAÇÃO INFORMAL RELACÃO ENTRE PESSOAS FLEXÍVEL ADAPTAÇÃO FALTA DEFINIÇÃO
SOBRE DESENVOLVIMENTO:
Etapa da natureza: base única para a sobrevivênciaEtapa do trabalho: elementos da natureza transformadosEtapa do capital: fator básico da vida socialEtapa da organização: caráter independente usando a natureza, trabalho e capital para alcançar seus objetivos
IDÉAIS E REFLEXÕES SOBRE AS ORGANIZAÇÕES: 1. Max Weber 2. Amitai Etzione 3. Peter Blau e Richard Scott 4. Charles Perrow 5. William Roth 6. Robert K. Merton
1. MAX WEBER – Tipo ideal de burocracia
Características principais: Formalidade, Impessoalidade, Profissionalismo
Formalidade:
“As burocracias são essencialmente sistemas de normas. A figura da autoridade é definida pela lei, que tem como objetivo a racionalidade das decisões baseadas em critérios impessoais.”
Impessoalidade:
“As pessoas são ocupantes de cargos ou posições formais. Alguns dos cargos são de figuras de autoridade. A obediência é devida aos cargos, não aos ocupantes. Todas as pessoas seguem a lei.”
Profissionalismo: