Teoria Estruturalista da Psicologia
JURÍDICA
ESTRUTURALISMO
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
As origens da Psicologia podem ser determinadas em dois períodos distintos, com cerca de 2 mil anos de distância um do outro, ou seja, está entre as disciplinas mais antigas, bem como uma das mais novas.
No século V a.C., filósofos como Aristóteles e Platão já trabalhavam com muitas das questões que preocupam os psicólogos de hoje:
Memória, aprendizagem, motivação, pensamento, percepção e comportamento anormal.
Possível início da Psicologia: Antigos textos filosóficos sobre esses problemas.
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
A origem da Psicologia também pode ser determinada há 200 anos atrás,
com
o
surgimento
da
Psicologia
Moderna
proveniente da filosofia e de outras abordagens científicas, proclamando sua própria identidade como uma área formal de estudo. A Psicologia Moderna surge como uma ciência de fato, pois a abordagem adotada e as técnicas empregadas a distinguem da antiga filosofia, marcando o surgimento de uma área de estudo separada, fundamentalmente científica.
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
ESCOLAS DE PENSAMENTO NA EVOLUÇÃO DA
PSICOLOGIA MODERNA
Nos anos iniciais da evolução da psicologia como uma disciplina científica distinta, o rumo da nova área foi influenciado por Wilhelm
Wundt (século XIX).
Estabeleceu metas, objeto de estudo, métodos e tópicos de pesquisa. Contribuiu para a moldagem da psicologia por algum tempo, até aparecerem divergências entre os muitos Psicólogos que surgiam.
Novas ideias sociais e científicas se desenvolviam, baseando-se nas correntes de pensamento modernas, discordando da versão da psicologia de Wundt.
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
ESCOLAS DE PENSAMENTO NA EVOLUÇÃO DA
PSICOLOGIA MODERNA
ESCOLA DE PENSAMENTO: Grupo de Psicólogos que se associavam ideologicamente e, algumas vezes, geograficamente com o líder de algum movimento.
O surgimento de várias escolas de pensamento, seu
posterior