Geração de energia
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENG. DE PRODUÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CICLO COMBINADO E CO-GERAÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Eletrotécnica como requisito de composição da nota 01 da disciplina.
Alunos(as): Lilian
Professor (a): João Batista
MARINGÁ
PARANA – BRASIL
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O Brasil é um país que possui diversas fontes de energia capazes de gerar eletricidade. De acordo com as características sazonais da geração predominantemente hidrelétrica no Brasil, a produção simultânea de duas ou mais utilidades (calor de processo e energia eletromecânica) a partir de uma única fonte energética, a co-geração esta sendo apontada como uma fonte alternativa de destaque para obtenção de energia, além de uma opção para complementação do sistema elétrico atual, principalmente no período de estiagem.
Para o país a co-geração de energia seria através da queima de biomassa, mais particularmente de resíduos e bagaço de cana-de-açúcar. A proposta de co-geração é interessante também devido à fragilidade em que o sistema de transmissão brasileiro se encontra, deixando o usuário isento dos possíveis problemas de “blackout”.
A co-geração consiste no aproveitamento local do calor residual originado nos processos termodinâmicos de geração de energia eléctrica, que doutra forma seria desperdiçado. O aproveitamento pode dar-se sob a forma de vapor, água quente e/ou fria, para uma aplicação secundária, que pode ou não estar ligada com o processo principal.
Todo gerador elétrico acionado por algum motor que usa algum combustível é chamado de gerador termelétrico. Por maior que seja a eficiência deste tipo de gerador, a maior parte da energia contida no combustível é transformada em calor e perdida para o meio-ambiente. Trata-se de uma limitação física que não pode ser contornada, independente do tipo de combustível (diesel, gás natural, carvão etc.) ou do tipo de