Geracao de energia
capítulo 4
a geração de energia hoje
4
A GERAÇÃO DE ENERGIA HOJE
Processos de transformação em larga escala
No último século, a maior Parte das sociedades coNstituiu comPlexos regimes de eNergia eNvolveNdo difereNtes foNtes, modos de traNsformação, de estoque e uso. Petróleo, hidreletricidade e fissão Nuclear se juNtaram ao carvão, ao veNto e aos músculos Para dar PotêNcia ao muNdo atual.
. prêmio jovem cientista
31
caderNo do professor
32
capítulo 4
a geração de energia hoje
o modo de vida das sociedades humaNas, inclusive seu adensamento populacional em cidades, está fortemente relacionado a um complexo sistema de energia, que encurta as distâncias, permite a fabricação de bens de consumo e facilita a difusão de informação e conhecimento pelos meios de comunicação. com o advento da revolução industrial, passamos a associar o controle da energia à prosperidade e ao bem-estar. Para entender melhor esse processo é preciso conhecer como produzimos energia hoje.
Produção de energia elétrica em larga escala as principais formas de transformação de uma fonte primária de energia em energia elétrica podem ser divididas em termelétricas; usinas nucleares; hidrelétricas; e fontes alternativas (principalmente energia solar e eólica), estas tratadas especialmente no último capítulo deste caderno. Na maior parte do mundo, prevalecem as centrais energéticas que usam fontes não-renováveis. elas representam 80% da geração mundial de energia. as mais importantes são o carvão mineral, o gás natural, o petróleo e o urânio. hoje, a geração de energia elétrica por essas fontes ocorre, sobretudo, nas usinas termelétricas e nucleares. esta é a principal forma de geração de energia elétrica dos países ricos e de nações em desenvolvimento, como estados unidos e china. No Brasil, as termelétricas representam cerca de 20% da capacidade de geração instalada, segundo a agência Nacional de energia elétrica (aneel).
as usinas termelétricas