TEORIA Eletrólitos
QUÍMICA
EQUILÍBRIO DE SOLUBILIDADE
Eletrólitos:
São compostos sólidos formados por íons, os quais podem ser liberados em solução aquosa quando dissolvidos pelo processo de DISSOCIAÇÃO (separação dos íons). Esse processo é responsável pela solubilização do composto em solução aquosa, Veja:
água
KCl(s)
+
K
(aq)
+ Cl
–
(aq)
Na solubilização os íons são separados do Retículo Cristalino e a atração entre estes e as moléculas de água mantêm o composto solubilizado em solução aquosa. Essas interações são interações íon-dipolo.
Retirado de: qmc.ufsc.br às 20:00 hs no dia 16/06/2011
Figura 1: representação pictórica da dissociação por solubilização de um composto iônico
A quantidade de composto iônico dissolvido (quantidade de íons) numa certa quantidade de solvente ou por litro de solução (concentração) a uma dada pressão e temperatura é chamado de SOLUBIDADE. Logo o composto que liberar mais íons em solução será mais solúvel, portanto terá maior solubilidade, ou seja, maior concentração de íons dissolvidos. Portanto sempre que pensarmos em solubilidade de um composto devemos pensar na concentração em que o composto se encontra dissolvido em solução.
A partir da solubilidade temos três tipos de solução, que são:
Insaturada, ou não saturada: Quando a concentração do eletrólito é menor do que a solubilidade desse eletrólito.
Saturada: Quando a concentração do eletrólito na solução é igual à solubilidade dele.
Supersaturada: Quando a concentração do eletrólito é maior do que a solubilidade deste. Essa solução será muito instável, e tem pouca importância química.
A partir da solubilidade saberemos então se a solução é insaturada, saturada ou supersaturada então, dizemos que a solubilidade define a condição de saturação da solução, a partir do qual existirá a presença de precipitado (eletrólito não dissolvido, ou seja, no estado sólido) no