Descrição e explicação da aplicabilidade dos indutores
Um indutor é um componente eletrônico muito simples, constituído por uma bobina de material condutor, por exemplo, fio de cobre.
Iremos expor neste trabalho que a indutância é um parâmetro dos circuitos lineares que relaciona a tensão induzida por um campo magnético variável à corrente responsável pelo campo.
Comparações entre indutor e capacitor serão analisadas, na qual uma delas é que o indutor armazena energia em campo magnético e o capacitor armazena energia em campo elétrico e que quando juntos, conectados em paralelo, formam um sistema de troca de energia que pode ser comparado a um sistema mecânico pêndulo-mola. Ao final, aplicações de indutores serão abordadas.
2 OBJETIVOS
2.1 GERAIS
O indutor tem como objetivo principal o armazenamento de energia elétrica criado pelas correntes que circulam por ele, não esquecendo também que ele é usado como filtro para determinadas freqüências de um sinal qualquer.
2.2 ESPECÍFICOS
1. Indutor
2. Indutância e sua unidade padrão Henry
3. Reatância indutiva
4. Comparativo entre indutor e capacitor
3 INDUTORES
Os indutores também são chamados de bobinas, normalmente são pedaços de fio enrolados na forma de espiral. Este fio pode apresentar maior ou menor diâmetro (bitola), assim como maior ou menor comprimento de fio, isto vai depender das características que desejamos obter dos componentes.
Os indutores ou bobinas apresentam núcleos (espaço interno entre as extremidades das espiras), que podem ser: ar; ferrite; ferro laminado.
O indutor tem como objetivo principal o armazenamento de corrente não esquecendo também que ele é usado como filtro para determinadas freqüências de um sinal qualquer.
Geralmente as bobinas trabalham, na sua grande maioria com dois terminais, isto que dizer que nós podemos ter bobinas com mais de dois terminais.
A espira de uma bobina, na verdade corresponde a uma volta de fio.
Os indutores apresentam como unidade o Henry (H).
Os indutores podem ser ligados em série ( a