Teoria Dos Sistemas
A noção de sistema pode ser aplicada a qualquer objecto ou fenómeno que queiramos estudar e distingue-se do método cartesiano por colocar ênfase da análise não nos componentes do sistema, mas na relação que existe entre eles. Um sistema é definido como um conjunto integrado de partes, intima e dinamicamente relacionadas, que desenvolve uma actividade ou função e é destinada a atingir um objectivo especifico.Todo o sistema faz parte dum sistema maior (suprasistema, que constitui o seu ambiente) e é constituído por sistemas menores (subsistemas).
A Teoria do Sistema geral ou, mais simplesmente, Teoria dos Sistemas foi criada nos anos 30 por um biólogo chamado Ludwig von Bertalanffy, para tentar responder á complexidade dos organismos vivos.Entre os anos 40 e 70, a Teoria dos Sistemas veio a desenvolver-se significativamente com a contribuição de investigadores de outras disciplinas científicas bastante diferentes da biologia.
Existem diversos tipos de sistemas entre os quais:
1- Sistemas abertos e sistemas fechados distinguem-se por efectuarem uma maior
2- Sistemas de energia, matéria ou informação: Embora todos os sistemas recebam estes três elementos do meio, existe um que é predominante no processo de transformação. O motor transforma sobretudo energia, enquanto um computador transforma sobretudo informação.
3- Sistemas naturais e sistemas artificiais, onde se distinguem, nos primeiros, os sistemas biológicos e os não biológicos, e, entre os sistemas criados pelo Homem, os sistemas sociais e os mecânicos.
As propriedades dos sistemas.
Homeostase: através desta propriedade, o sistema é capaz de se auto-regular, mantendo a sua forma e funcionamento constantes.
Entropia negativa: os sistemas fechados estão sujeitos a um processo de deterioração e desorganização a que se chama entropia. Para contrariar esta tendência natural os sistemas abertos importam do meio energia para manter a sua organização e funcionamento, combatendo assim, a