Teoria dos sistemas
Origens da Teoria de Sistemas
A TGS não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica. Os pressupostos básicos da TGS são:
- Existe uma tendência para a integração das ciências naturais e sociais.
- Essa integração parece orientar-se rumo a uma teoria dos sistemas.
- A teoria dos sistemas constitui o modo mais abrangente de estudar os campos não físicos do conhecimento científico, como as ciências sociais.
- A teoria dos sistemas desenvolve princípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particulares das diversas ciências envolvidas, visando ao objetivo da unidade da ciência.
-A teoria dos sistemas conduz a uma integração na educação científica. TGS afirma que se deve estudar os sistemas globalmente, envolvendo todas as interdependências de suas partes TGS fundamenta-se em três premissas básicas, a saber:
-Os sistemas existem dentro de sistemas -Os sistemas são abertos.
-As funções de um sistema dependem de sua estrutura
A Teoria de Sistemas introduziu-se na teoria administrativa por várias razões:
- A necessidade de uma síntese e integração das teorias que a precederam, esforço tentado sem a Cibernética permitiu o desenvolvimento e a operacionalização das ideias que convergiam para uma teoria de sistemas aplicada à Administração.
- Os resultados bem-sucedidos da aplicação da Teoria de Sistemas nas demais ciências.
-a Teoria de Sistemas permite conceituar os fenômenos dentro de uma abordagem global, permitindo a inter-relação e a integração de assuntos que são, na maioria das vezes, de naturezas completamente diferentes.
Conceito sistema é um conjunto ou combinações de coisas ou partes formando um todo unitário. Características dos sistemas
Os