Florbela espanca à luz da psicologia
Florbela Espanca à luz da Psicologia
"A vida é sempre a mesma para todos: rede de ilusões e desenganos. O quadro é único, a moldura é que é diferente."
(Florbela Espanca)
Manuela Rocha Santos
SET/2011
Página 1
Estudo de Caso
A vida e obra de Florbela Espanca têm sido objecto de estudo de diversas personalidades, de cariz biográfico, métrico, interpretação da poesia, ou outro.
Muito se tem dito e escrito acerca da sua sensibilidade, dos seus amores e desamores, do seu narcisismo, do seu suposto donjuanismo, da sua libido…
Interessei-me, no entanto, por “conhecer” e analisar, através das várias biografias e obra literária, a Florbela Espanca, pessoa. Quem é esta mulher?
Como se formou a sua personalidade? Quais os factores predisponentes para que fosse como era? Quais os factor es de manutenção que legitimam a sua dor? Quais os factores precipitantes dos vários episódios neuróticos? Quais os contextos em que tudo isso ocorreu?
Para tornar o tema mais aliciante e desafiante, resolvi “ressuscitar”
Florbela e trazê-la a uma consulta, meses antes da sua morte.
Assim, passo a elaborar um relatório ficcional que me permitiu tentar responder às perguntas que inicialmente me havia colocado.
Manuela Rocha Santos
SET/2011
Página 2
Estudo de Caso
Qualquer consulta de psicologia requer uma estrutura que, podendo variar na forma, visa obter todos os dados possíveis relativos ao motivo da consulta, sintomas e queixas do cliente, dificuldades do momento e história de vida da pessoa em todos os contextos: família, escola, relações, trabalho e sociedade. Em termos de dados biográficos quando chega à consulta, Florbela
Espanca é uma poetisa, tem 35 anos, casada, sem filho s e com habilitações literárias ao nível do ensino superior, habitando em Matosinhos.
Chegamos, assim, ao:
Motivo da Primeira Consulta
Florbela vem à consulta trazida por uma amiga, apresentando, há vários anos, sintomas de: angústia,