Formação dos eua
- Antes da Independência, os EUA eram formados por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra.
- Colônias do Norte: região colonizada por protestantes europeus, que fugiam das perseguições religiosas. A região tinha: mão-de-obra livre, economia baseada no comércio, pequenas propriedades e produção para o consumo do mercado interno.
- Colônias do Sul: Sofreu um a colonização de exploração. Eram baseadas no latifúndio, mão-de-obra escrava, produção para a exportação para a metrópole e monocultura.
Guerra dos Sete Anos
Depois da guerra dos 7 anos, A Inglaterra, que venceu, resolveu cobrar os prejuízos das batalhas dos colonos, principalmente, as colônias do norte. Com o aumento das taxas e impostos metropolitanos, os colonos fizeram protestos e manifestações contra a Inglaterra.
Primeiro Congresso da Filadélfia
- Os colonos do norte resolveram promover, no ano de 1774, um congresso para tomarem medidas diante de tudo que estava acontecendo. O objetivo desse congresso era o fim das medidas restritivas impostas pela metrópole e maior participação na vida política da colônia.
- Porém, o rei inglês George III não aceitou as propostas do congresso, muito pelo contrário, adotou mais medidas controladoras e restritivas como, por exemplo, as Leis Intoleráveis. As Leis Intoleráveis geraram muita revolta na colônia, influenciando diretamente no processo de independência.
Segundo Congresso da Filadélfia
- Em 1776, os colonos se reuniram no segundo congresso com o objetivo maior de conquistar a independência. Durante o congresso, Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. Porém, a Inglaterra não aceitou a independência de suas colônias e declarou guerra. A Guerra de Independência, que ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha.
Constituição dos Estados Unidos
- Em 1787, ficou pronta a Constituição dos EUA com fortes características