teoria dos erros
Introdução
As grandezas físicas podem ser encontradas por resultados experimentais chamados de medidas ou combinações de medidas obtidasem um determinado experimento. Essas medidas contém incertezas que advém do instrumento utilizado, das condições do ambiente e do operador, entre outras razões.
Quando é feita a medida de uma grandeza física é necessário saber com que confiança pode-se dizer que o resultado obtido representa tal grandeza, por isso deve-se expressar essa incerteza de forma universal. A maneira de se obter e manipular os dados experimentais, com a finalidade de conseguir estimar com a maior precisão possível o valor da grandeza medida e o seu erro, exige um tratamento adequado que é o objetivo da chamada “Teoria dos Erros”.
Definições:
Medição:Conjunto de operações que têm por objetivo determinar o valor de uma grandeza.
Valor Verdadeiro:Valor consistente com a definição de uma dada grandeza específica. O valor verdadeiro de uma grandeza é o valor que seria obtido de uma medição perfeita e a determinação do mesmo pode ser entendida como o objetivo final da medição. Entretanto, deve ser observado que o valor verdadeiro é por natureza, indeterminado.
Resultado de uma medição:Valor atribuído ao mensurando, obtido por medição.
Mensurando: Grandeza específica submetida à medição.
Erro: Resultado de uma medição menos o valor verdadeiro do mensurando. Isto é, é a diferença entre o resultado de uma medição e o valor verdadeiro dessa grandeza. Uma vez que o valor verdadeiro é uma quantidade desconhecida, resulta que o erro também o é, ao mesnos em princípio.
Desvio padrão experimental(:Resultado que caracteriza a variabilidade dos resultados de uma série de medições, ou melhor, caracteriza a dispersão (em torno da média) dos resultados de uma série de medições. É dada pela fórmula: onde i representa a diferença entre o resultado da i-ésima medição e a média aritmética dos n resultados considerados.