Teoria dos erros
1. Objetivo
Determinar o volume de um paralelepípedo e o valor em π.
2. Resumo Teórico
A incerteza é uma palavra utilizada para identificar resultados duvidosos que podem aparecer durante medições, e tem como importância comparar resultados.
A medição é realizada através de instrumentos específicos, como por exemplo, o paquímetro.
O paquímetro é um instrumento de medida analógico (ou digital) dotado de uma escala e um cursor que desliza nela. Ele foi criado para tomar dimensões lineares externas por contato. Com menores possibilidades de erros, ele também mede dimensões internas, profundidades, ressaltos dentre outras.
A escala principal deste simulador esta graduada em centímetro, que está dividido em décimos (milímetro). O nônio divide o milímetro por vinte 120, marcando o 0,05 mm (cinco centésimos de milímetro)
Quando são feitas várias medidas para uma grandeza física, tem-se um conjunto de medidas. Com a teoria dos erros, tem-se o valor médio de uma medida, que é o valor que melhor representa a medida feita, calculado através da media aritmética.
Se x1, x2, x3… representa as medições realizadas η vezes, a media aritmética, x é realizada da seguinte maneira. x= x1,x2,x3,…xnn
O erro absoluto ou desvio absoluto δx é calculado como sendo a diferença entre valor experimental ou medido e o valor adotado que no caso é o valor médio: δx= valor adotado-valor médio
O desvio padrão experimental σ traduz a incerteza no resultado ou o grau de precisão dos resultados: σ= Eδ2xn-1
A relação entre um desvio e o valor médio de X é denominado erro relativo
Er: Er = σxx
E o espalhamento das medidas em relação à média, ou seja, o erro relativo percentual será:
E%= Er.100
A medida de x será dada pela seguinte equação: x= x± σx
A constante π será calculada pela média do comprimento dividido pela média do diâmetro: π= cd
A incerteza é dada pela expressão: σyy²= σxx²+ σzz²
E a exatidão de π é:
100- π-ππ .100
3. Método