Cetem
O controle organizacional tem como objetivo, monitorar o desempenho da empresa, a partir da análise de um padrão. Esse controle é dividido em três partes: uma parte antes, uma parte durante e uma parte depois da execução do processo.
O Controle por Adiantamento de Informações, também é chamado de Controle Preventivo, deve ser executado primeiro. Focado nos recursos humanos, materiais e financeiros que fluem para dentro da organização, ele é responsável pelo controle antes da execução do processo com o objetivo de garantir boa qualidade no que entra na empresa para que suas tarefas futuramente não apresentem problemas. Um bom exemplo deste controle, é a contratação de novos colaboradores. A empresa tenta melhorar a probabilidade de escolha entre os candidatos que estão disputando por uma vaga colaborador da organização. O escolhido deverá ser qualificado, pois, terá que atingir metas definidas pela organização.
Feito o Controle por Adiantamento de Informações, o processo já entra em vigor e o Controle Simultâneo é acionado. Este controle é feito durante a execução do processo, e é nele que é avaliado e monitorado as atividades contínuas para certificar-se que elas são consistentes com o padrão fornecido pela organização. Um meio mais fácil de entender é tomar como base uma empresa de caminhões, que por meio de computadores, rastreiam seus caminhões para ter certeza de que estão executando eficientemente suas entregas e monitorar suas posições no momento de suas viagens.
Após a execução de todo o processo, é feito o Controle por Feedback, que também é chamado de Controle de Saída, pois é o controle que foca nas saídas da organização, que significa a qualidade de um produto final ou de um serviço. Para melhor entendimento deste, podemos dar como exemplo uma empresa de eletrodomésticos, que após a produção de seus produtos, faz uma intensa inspeção final destes, para certificar-se que o produto está da qualidade