Teoria do Valor do Trabalho Adam Smith
A teoria do valor-trabalho é definida pelo reconhecimento de que o processo de produção é reduzido a uma série de esforços humanos. A teoria de Adam Smith foi enfatizada da seguinte maneira: O trabalho era o preço inicial, o “dinheiro” da compra que era pago por todas as coisas. Assim, Smith afirmou que o pré-requisito para qualquer mercadoria ter valor era que ela fosse produto do trabalho humano. Smith conclui que o valor do produto era a soma de três componentes: o salário, os lucros e os aluguéis. B- Definir a Teoria do Valor de Trabalho de David Ricardo
Em um contexto geral, a definição da teoria de David é em torno do valor econômico de uma mercadoria, onde é determinado pela quantidade de trabalho que, em média, é necessário para produzi-la, incluindo nela todo o trabalho anterior (para produzir suas matérias primas, máquinas, etc.).
Por esta teoria, o preço de uma mercadoria reproduz a quantidade de tempo de trabalho nela colocado, sendo o trabalho o único elemento que realmente gera valor.
Um exemplo clássico: "As coisas que têm um maior valor em uso freqüente têm pouco ou nenhum valor para troca; e, pelo contrário, as que têm o maior valor de troca freqüentemente têm pouco ou nenhum valor de uso. Nada é mais útil do que a água; mas dificilmente se comprar á alguma coisa com ela; difícil mente ela se trocará com alguma coisa. Um diamante, pelo contrário, dificilmente tem qualquer valor para uso, mas freqüentemente uma quantia de muito grande de outros bens pode ser trocada por ele." (HUNT, p.110)
C- A diferença entre Trabalho Comandado e Trabalho Contido
Trabalho comandado é um conceito de Adam Smith, o qual prega que o valor da mercadoria é dado pela capacidade que ela tem de comandar, ou adquirir o trabalho dispendido em outras mercadorias, evidenciando que o detentor do trabalho passado, passa a ter o poder de impor trabalho a outros indivíduos. Trabalho contido é um