Teoria do sistema e sua influencia na escola
Desde o surgimento da humanidade o homem sempre sentiu a necessidade de socializar-se, e isso acontecia de forma natural, as relações instintivas do homem primitivo constatadas nos achados históricos faz com que se conclua que, havia uma organização, ou melhor, afirmando um sistema organizacional. Relações essas que foram se transformando com o passar dos séculos desde a antiguidade ate os dias de pós-modernidade, na antiguidade os grandes impérios gregos e romanos e suas complexas organizações. Entre as mais conhecidas as cidades-estados de Esparta e Atenas, nos séculos modernos outros impérios também causaram grande frisson tais como Inglaterra, França, Portugal e Espanha também chamam muita atenção em seus sistemas organizacionais.
Em meio a todas a belezas e complexidades Percebe-se que se fala muito em “sistema” ou “sistemas”, no entanto não há uma explanação clara do que seja um sistema. Segundo Chiavenato sistema faz denotação a um conjunto de elementos que interagem e se relacionam para um fim comum.
A palavra sistema denota a um conjunto de elementos interdependentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado. Sistema é um conjunto ou combinações de coisas ou partes formando um todo unitário (Chiavenato 2003, p 475)
Entende-se então que existem muitos sistemas dentro da sociedade, sistema politico, sistema de saúde, sistema judiciário, sistema financeiro, sistema escolar ou educacional entre outros,que funcionam ou deveriam funcionar de maneira interligada e interdependente para alcançar um determinado objetivo. Como bem afirma Chiavenato sistemas esses que tem características próprias e que seus elementos interligados formam um todo.
O todo apresenta propriedades e características próprias que não são encontradas em nem um dos elementos isolados ( Chiavenato, 2003, p 475 ).
Desta forma a sociedade esta repleta de sistemas que compõem um grande ou supra-sistema, o