Teoria do produtor
O resultado financeiro positivo ( Lucro ) de uma empresa corresponde a diferença entre Receita ( total ) e Custo ( total ). Logicamente quanto maior for a diferença entre receita e custo, a empresa terá um retorno monetário mais satisfatório.
A empresa cnsequëntemente adota um determinado nível de produção capaz de maximizar seus lucros, sendo que na equação:
L (f) = R(q) - C(c)
As variáveis : L ( Lucro ); R ( Receita ) e C ( Custo ); dependem diretamente do nível de produção que uma determinada empre sa deseja alcançar.
Mas porque o nível de produção maximiza o lucro ? ( Veja o gráfico 1 )
Suponhamos que o nível de produção seja inferior ao nível determinado como meta por uma empresa. Temos:
*) Se essa empresa aumentar seu nível de produção, gerará mais receita do que custo. Pode-se medir quanto se eleva a receita quando o nível de produção aumenta em uma unidade, isto é a chamada Receita Marginal. A receita marginal, neste caso será maior que o aumento do custo ocasionado pela produção de uma unidade extra do produto, isto é o custo marginal.
De um outro lado, quando o nível de produção é superior ao nível determinado pela empresa, temos:
*) Que a receita marginal é menor do que o custo marginal, isto quer dizer que não vale a pena para a empresa aumentar o nível de produção além do determinado como meta pela mesma.
Conclui-se então que o Lucro é maximizado quando a receita marginal for igual ao custo marginal. ( Veja o gráfico 2 ) As curvas de Receita Marginal e Custo Marginal se cruzam nos níveis de quantidade (q*) e preço (p*) em equilíbrio. Só que no ponto q0 o lucro não está maximizado, ocorre sim um aumento de lucro, pois o custo marginal está muito abaixo da receita marginal.
A empresa então precisa, para maximizar seu lucro, igualar a receita marginal ao custo marginal num ponto em que a curva de custo marginal estiver subindo.
Curiosidade :
Por que uma empresa que sofre prejuizos no curtoprazo não abandona