TEORIA DO EVOLUCIONISMO POL TICA DOS DIAS ATUAIS
Evolucionismo é uma teoria elaborada e desenvolvida por diversos cientistas para explicar as alterações sofridas pelas diversas espécies de seres vivos ao longo do tempo, em sua relação com o meio ambiente onde elas habitam. O principal cientista ligado ao evolucionismo foi o inglês Charles Robert Darwin (1809-1882), que publicou, em 1859, a obra Sobre a origem das espécies por meio da seleção natural ou a conservação das raças favorecidas na luta pela vida, ou como é mais comumente conhecida, A Origem das Espécies. Darwim elaborou sua principal obra a partir de uma pesquisa realizada em várias partes do mundo, após uma viagem de circum-navegação ocorrida entre 1831 e 1836, coordenada pelo Almirantado britânico. Nessa viagem, o cientista inglês pôde perceber como diversas espécies aparentadas possuíam características distintas, dependendo do local em que eram encontradas.
Darwin pôde perceber ainda que entre espécies extintas e espécies presentes no meio ambiente havia características comuns. Isso o levou a afirmar que havia um caráter mutável entre as espécies, e não uma característica imutável como antes era comum entender. As espécies não existem da mesma forma ao longo do tempo, elas evoluem. Durante a evolução, elas transmitem geneticamente essas mudanças ás gerações posteriores.
Teoria do Evolucionismo - Política nos dias atuais
O ser humano é um ser social, pois ninguém é auto-suficiente. Dependemos da participação de outros para nossa sobrevivência, seja nas relações de produção, de comercialização, na construção de nosso ambiente, etc. Assim sendo, o homem precisa viver em sociedade e para isso tornam-se necessárias regras comuns para manter a organização e conciliar os diversos interesses. Por isso, o homem é também um ser político.
Ser político, no meu entender, é interagir com a realidade cientificando-se das necessidades sociais e dos conflitos gerados pela diversidade de interesses e, a partir daí, colaborar na busca de