Teoria do Desenvolvimento Cognitivo segundo Piaget
Os princípios que foram base para o trabalho de Piaget são conhecidos como o conceito da adaptação biológica, portanto não foram ideias originais. Piaget tomou esse conceito pré - existente e o aplicou sabiamente ao desenvolvimento da inteligência dos indivíduos à medida que amadurecem, da infância até a vida adulta, baseado em sua própria conclusão de que a atividade intelectual não pode ser separada do funcionamento “total” do organismo.
A teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo classifica o desenvolvimento em quatro etapas, e comprova que os seres humanos passam por uma série de mudanças previsíveis e ordenadas. Ou seja, geralmente todos os indivíduos vivenciam todos os estágios na mesma sequencia, porém o inicio e o termino de cada estágio sofre variações dadas às diferenças individuais de natureza biológica ou do meio ambiente em que o individuo está inserido.
Sensório-motor
Pré-operatório
Onde a inteligência está nos sentidos e nas ações!
O estágio da inteligência pré-verbal. Um período que as crianças de 0 a 2 anos estão desenvolvendo um conjunto de emoções, sentimentos, sensações sobre o mundo no qual vive.
Experimentando o mundo pela boca
Consciência corporal
Variações nas vocalizações
Repetição de ações que chamam a atenção do outro pra si
Consciência sobre os objetos e as pessoas
Comportamento orientado a meta
Ações intencionais
Curiosidade aprimorada
Experimentação do paladar
Imitações mais apuradas
Começam a antecipar e solucionar problemas
Inicio de pensamento simbólico
O que vem antes das operações. Um estágio definido por algo que as crianças de 2 a 6 anos ainda não têm, porque estão desenvolvendo.
Que é a de se afastar, de sair das suas concepções imediatas e pensar conceitualmente..
Mostram-se para a criança, duas bolinhas de