Teoria do Desenvolvimento Capitalista Economia Politica
Mais-Valia e Capitalismo
Não devemos confundir produção de mercadorias com o capitalismo, pois eles divergem. É no capitalismo que ocorre a produção de mercadorias, porém o contrário não ocorre, ou seja, produzir uma mercadoria não significa que está ocorrendo capitalismo, ainda que essa produção seja essencial para o aparecimento do capitalismo. Por isso nesse capítulo iremos diferenciar essa forma de produção capitalista, do conceito geral de produção de mercadorias.
1. Capitalismo
Visualizando os modos de produção podemos compara-los e assim vamos perceber que, nos meios mais simples de produção, o produtor possui e opera seus meios de produção, enquanto no capitalismo a propriedade desses modos está no controle de uma pequena parcela de pessoas e o trabalho será executado por outros. Tanto os meios de produção como a forma de trabalho são mercadorias e a relação entre os proprietários e os trabalhadores é de troca, podemos dizer assim que essa é a ideia principal do capitalismo, pois para existir necessariamente é preciso que exista a venda da força de trabalho de um trabalhador livre, não sendo assim apenas a livre circulação de dinheiro e mercadoria.
Tornando a compara os modos de produção, o produtor vende seus produtos, para conseguir outros. Marx chamava esse sistema de “MDM”, que seria “mercadoria – dinheiro – mercadoria”. Existe inicialmente uma mercadoria, que se transforma em dinheiro, e que se transformará em mercadoria novamente. Observamos que a mercadoria inicia e finaliza este ciclo, e com isso podemos afirmar que o produtor vende a mercadoria inicial por uma qualidade diferente da final. Já o capitalismo vai ao mercado com dinheiro, compra o mercadorias, que seria a força de trabalho e os meios de produção, e então passa aos processos de produção, que novamente retornará ao mercado com um produto que será transformado em dinheiro novamente, para esse processo, Marx denominará de DMD, que seria “dinheiro –