Teoria do conhecimento
É o ramo da filosofia que trata dos problemas filosóficos com a crença e o conhecimento. É o estudo científico da ciência (conhecimento), sua natureza e suas limitações.
Procura explicar a essência de ser, o homem encontrar na filosofia os pilares fundamentais para ampliar seu arcabouço de conhecimentos e chegar à verdade ultima ou pelo menos resposta que seja mais satisfatória possível, assim o conhecimento faz o papel fundamental na organização das idéias.
A epistemologia estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, motivo pelo qual também é conhecida como teoria do conhecimento.
A origem
Pode-se dizer que a epistemologia se origina em Platão. Ele opõe a crença ou opinião ao conhecimento.
A teoria de Platão abrange conhecimento teórico, o saber que. Tal tipo de conhecimento é o conjunto de todas aquelas informações que descrevem e explicam o mundo natural e social que nos rodeia.
Há outro tipo de conhecimento, não abrangido pela teoria de Platão. Trata-se do conhecimento técnico, o saber como.
Ante a questão da possibilidade o conhecimento, o sujeito pode tomar diferentes atitudes:
• Dogmatismo: Atitude filosófica pela qual podemos adquirir conhecimentos seguros e universais, e ter certeza disso.
• Cepticismo: Atitude filosófica oposta ao dogmatismo, a qual duvida de que seja possível um conhecimento firme e seguro, sempre questionando e pondo a prova as ditas verdades.
• Relativismo: Atitude filosófica defendida pelos sofistas que nega a existência de uma verdade absoluta e defende a idéia de que cada indivíduo possui sua própria verdade, que é em função do contexto histórico do indivíduo em questão.
• Perspectivismo: Atitude filosófica que defende a existência de uma verdade absoluta, mas pensa que nenhum de nós pode chegar a ela senão em pequenas partes.
OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DA TEORIA DO CONHECIMENTO
- A questão do conhecimento: Para compreender a si mesmo e o mundo, os homens