Teoria do conhecimento
RESUMO
Pensar em teoria do conhecimento é exigir uma reflexão das mudanças ocorridas na sociedade do conhecimento tendo como base o processo crescente de informatização da vida em sociedade. A realidade, nas duas últimas décadas, tem a marca da ciência e tecnologia, ou do conhecimento. Sob outra forma de expressar, corresponde à globalização competitiva, onde a acumulação de capital provocou mudanças na concepção dos valores sociais e morais. Existem muitas maneiras de educar para a construção de valores morais, sociais.
Palavras Chaves: Ciência; Conhecimento; Mudanças.
INTRODUÇÃO
O que é teoria do conhecimento? Muitas são as interrogações a respeito do conhecimentos. Questões que o ser humano consciente quer responder embora nem sempre encontre respostas convincentes.
Pesquisadores humanistas concordam que o conhecimento, assim como valores, estão atrelados à educação. “A educação não cria o homem e sim, lhe ajuda a criar-se a si mesmo..”( Debesse). Regina Célia Baptista Belluzzo em sua obra “A educação na sociedade do Conhecimento” afirma que:
“Há necessidade de se entender que aprender é um processo complexo, onde o ser humano deve ser o sujeito ativo na construção do conhecimento, e que este somente se dá a partir da ação do sujeito sobre a realidade. O conhecimento é o principal fator de inovação disponível ao ser humano. O conhecimento não é constituído de verdades estáticas, mas um processo dinâmico, que acompanha a vida humana e não constitui em mera cópia do mundo exterior, sendo um guia para ação. Ele emerge da interação social e tem como característica fundamental poder ser manifestado e transferido por intermédio da comunicação. Assim a capacidade de aprender, de desenvolver novos padrões da interpretação e de ação, depende da diversidade e da natureza vária do conhecimento”.
A questão da teoria do conhecimento é um tema inerente às especulações filosóficas, desde a antiguidade grega. É