Teoria do circuito aberto e fechado
Fatores que Confirmam:
A teoria do Circuito Aberto está baseada no conceito de Programa Motor. Esta considera que alguns movimentos que você executa a cada dia parecem ser controlados automaticamente. Estes movimentos seriam controlados por um Programa Motor, que é definido por KEELE (1968) como um “conjunto de instruções para os músculos estruturadas antes que comece uma sequência de movimento e que permite que a sequência inteira seja executada sem influencia do feedback periférico”.
Pontos Positivos:
•Produção de Movimentos Rápidos- A teoria do circuito aberto explica como ocorrem os movimentos balísticos, os quais são executados sem tempo para o feedback.
•Disponibilidade de Atenção- O feedback não precisa ser processado durante o movimento e a atenção normalmente disponível para a correção do movimento não precisa ser utilizada.
Fatores que Negam:
Já SCHMIDT (1993:287), considera como uma “estrutura centralmente localizada que define os detalhes essenciais de uma habilidosa; análogo a um gerador central de padrão”. Programa Motor ainda é definido por SHEA, SHELBILSKE E WORCHEL (1993:317) como “um grupo de comandos motores pré-estruturados capazes de conduzir um movimento”. Na verdade, a teoria do circuito aberto vinha sendo a principal forma de explicação para a aprendizagem, execução e correção do movimento.
Pontos Negativos:
•Não possui feedback- Nesta concepção, o movimento que se inicia de forma errada, permanecerá errado pois não há um mecanismo para regulação do erro.
•Condições Ambientais em Constante Mudança- Neste caso, o movimento precisa ser modificado constantemente, pois o ambiente varia.
Teoria do Circuito Fechado
Fatores que Confirmam: A teoria do circuito fechado indica, segundo ADAMS (1971:116), que em “um sistema de feedback, a detecção e correção do erro são os elementos principais. Há uma referencia que especifica o valor desejado para o organismo, sendo a resposta informada novamente e