Teoria de x e y
MARÍLIA CARDOSO DOS SANTOS
RIO DE JANEIRO JUNHO DE 2012
MARÍLIA CARDOSO DOS SANTOS
Trabalho apresentado ao Professor Marcelo Pereira da disciplina Introdução a Administração, da turma 3034, turno noite do curso de Gestão de Recurso Humanos.
UNESA – Ilha Rio de Janeiro, 05 de junho de 2012. TEORIA X e Y
A Teoria X e a Teoria Y são dois conceitos desenvolvidos por Douglas McGregor e que representam dois conjuntos de suposições antagônicas que são feitas aos trabalhadores, as quais servem de base a qualquer teoria de como liderar pessoas dentro de uma organização:
| Teoria XO criador chamou esta teoria como “Hipótese da mediocridade das massas”. As organizações partem do pressuposto de que as pessoas têm aversão ao trabalho e à responsabilidade, preferindo ser dirigidas e, por isso, devem ser controladas e motivadas pela coação, pela punição, pelo dinheiro ou pelos elogios. |
McGregor dizia que esta teoria não era imaginária e sim real e que ela influenciava a estratégia da direção. Pressupunha também que as necessidades de ordem inferior dominam as pessoas.
Aspectos relevantes a serem considerados sobre a teoria X: * O homem médio não gosta do trabalho e o evita; * Precisa ser forçado, controlado e dirigido; * Resiste a mudanças * Prefere ser dirigido e tem pouca ambição; * Busca apenas a segurança.
| Teoria Y Parte-se da hipótese de que as pessoas são criativas e competentes e consideram que o trabalho é tão natural como a diversão ou o descanso. Sob condições corretas desejam trabalhar, daí que é fundamental proporcionar-lhe condições para o seu desenvolvimento pessoal. Estes pressupostos constituem a base da chamada Administração Participativa.Aspectos relevantes a serem considerados sobre a teoria Y: * O dispêndio de esforço no trabalho é algo natural; * O controle