Teoria de Sistemas
Teoria dos Sistemas
Ludwing Von Bertalanffy Desenvolvida pelo alemão Ludwing Von Bertalanffy na década de 1950, tem como objetivo classificar os sistemas e de que forma seus componentes se organizam e o padrão de comportamento de cada categoria.
Conceito
"Conjunto de elementos interdependentes e interagentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado”. Sistema é um conjunto ou combinações de coisas ou partes, formandoum todo complexo ou unitário”.
(Chiavenato p.545)
“Sistema é um todo complexo ou organizado; é um conjunto de partes ou elementos que formam um todo unitário ou complexo”.
(Maximiano p.356)
Características
O sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas. Decorrem dois conceitos: o de propósito (ou objetivo) e o de globalismo (ou totalidade). Esses dois conceitos retratam duas características básicas do sistema.
a) Propósito ou Objeto – as unidades ou elementos, definem um arranjo que visa sempre um objetivo a ser alcançado.
b) Globalismo ou Totalidade – todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudança em uma das unidades do sistema, deverá produzir mudanças em todas as suas outras unidades.
O termo sistema é empregado no sentido de sistema total. Os componentes necessários à operação de um sistema são chamados subsistemas. A hierarquia dos sistemas e o número de subsistemas dependem da complexidade do sistema.
Tipos de Sistemas
Os tipos de sistemas são:
a) Os sistemas podem ser físicos ou abstratos:
1. Sistemas físicos ou concretos: São equipamentos, máquinas, objetos, coisas reais, ou seja, “hardware”.
2. Sistemas abstratos ou conceituais: São os planos, as ideias, as hipóteses, são chamadas de “software”.
b) Quanto sua natureza, os sistemas podem ser fechados ou abertos:
1. Sistemas fechados: Não recebem influência do ambiente e não influenciam o ambiente.
2. Sistemas abertos: Trocam