Teoria de Sistemas e Contingencial
TEORIA DOS SISTEMAS
1. Qual o conceito de sistemas empresariais?
2. O que significa sistemas abertos e sistemas fechados? Exemplifique.
3. Quais fatores devem ser considerados para garantir o desempenho de um sistema?
4. Explique os objetivos das organizações do ponto de vista da abordagem sistêmica (a visão holística).
5. Comente a seguinte frase: “Como um sistema, a organização está continuamente submetida a mudanças dinâmicas que requerem balanço e equilíbrio”.
TEORIA CONTINGENCIAL
1. O que a Teoria da Contingência enfatiza?
2. Explicar a frase: “Para a abordagem Contingencial as variáveis e as características ambientais condicionam e moldam as características organizacionais”. (Relação entre a teoria de sistemas e o contexto ecológico ou análise ambiental)
3. Explique como os eventos externos (do ambiente geral e do ambiente de tarefas) exercem influências diretas ou indiretas nas decisões da organização.
4. O ambiente é uma força poderosa com impacto no sucesso ou insucesso das organizações. Cabe aos administradores monitorarem e analisarem o ambiente organizacional para detectar potenciais oportunidades e ameaças para suas organizações. Considerando esta afirmativa numere os fatores abaixo descritos de acordo com o ambiente ao qual fazem parte. 1 Ambiente Geral
2 Ambiente de Tarefas
( )
Condições legais – é a legislação vigente, constituem elementos normativos para a vida das organizações;
( )
Instituições financeiras – as organizações dependem de uma variedade de instituições financeiras, as quais incluem, entre outras, bancos comerciais, bancos de investimentos, seguradoras, que lhes permitem o acesso ao capital necessário para manutenção ou expansão de seus negócios
( )
Condições econômicas – constituem a conjuntura que determina o desenvolvimento econômico ou a retração econômica e condicionam fortemente as organizações.
( )
Condições demográficas – taxa