TEORIA DOS SISTEMAS E ENFOQUE CONTINGENCIAL
As variáveis do contexto histórico que influenciaram o surgimento do pensamento sistêmico são:
1- Conscientização acerca da interdependência global pós-Segunda Guerra Mundial - influencia a divulgação do conceito de sistemas abertos em diversas disciplinas (modificações de uma parte do sistema se refletiam em outras partes).
2- Contramovimento relacionado com a excessiva especialização das disciplinas – o pensamento sistêmico nasce como contra-resposta à excessiva especialização das disciplinas científicas. Partia-se do pressuposto de que existiam regras aplicáveis a todas as áreas de conhecimento.
3- Influência da obra de Von Bertalanff - em duas obras - artigo “The theory of open systems in physics and biology” (1950), publicado na revista Nature, e o livro “Teoria geral dos sistemas” – Bertalanffy desenvolve as idéias principais da teoria geral dos sistemas, onde faz considerações sobre a física, a biologia e as ciências sociais, concebendo o modelo do sistema aberto como um complexo de elementos em interação e intercâmbio contínuo com o ambiente.
1. A teoria dos sistemas: as teorias administrativas e organizacionais anteriores focam aspectos internos da organização, sem considerar as relações que a organização estabelece com o contexto no qual se insere, nem a influência desse contexto no desempenho dessa última. A teoria dos sistemas fornece um meio para interpretar as organizações e vai contribuir para uma abertura das visões interna e externa. Essa abordagem vê a organização como um sistema unificado e direcionado de partes inter-relacionadas. Dessa forma, os administradores podem perceber a organização como um todo, composto por partes cuja atividade afeta, de forma inter-relacionada, a atividade de toda a organização e, paralelamente, como parte de um sistema maior que é o ambiente externo. Um