teoria de sistema
A teoria de sistema foi proposta pelo biólogo Ludwig Bertalanffy em (1925/1937), tendo como conhecimento na década de 50.
O sistema e um conjunto de parte interagente e independente que, conjuntamente formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinadas funções.
O sistema pode ser definido como um conjunto de elemento interdependente que interagem com objetivo comum formado um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionasse independente. Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento do todo sejam o foco de atenção. Sistema é um conjunto de partes coordenadas e não relacionadas, formando um todo. Para as ciências administrativas, o pensamento sistêmico é muito importante pois as organizações envolvem vários aspectos:
Transformações físicas necessárias à fabricação dos produtos e prestação dos serviços;
Comunicação entre os agentes e colaboradores para desenvolver, produzir e entregar o produto ou serviço atendendo as expectativas e necessidades do cliente;
Envolvimento das pessoas para que elas se empenhem no processo cooperativo;
Desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos, para que as pessoas tenham condições de realizar o trabalho da maneira esperada;
Por esses motivos, as organizações podem ser entendidas como sistemas abertos.
Pensamento sistêmico[editar | editar código-fonte]
A ciência do século passado adotava a mecânica clássica como modelo do pensamento científico. Isso equivale a pensar nas coisas como mecanismos e sistemas fechados. A ciência de nossos dias adota o organismo vivo como modelo, o que equivale a pensar em sistemas abertos.
Sistema[editar | editar código-fonte]
O Sistema consiste em uma sistemática fatorial em grupos de influência de ações que