Teoria de Ronald Coase
Assunto: Economia e Direito.
1 – Dê um exemplo de uma externalidade negativa e de uma positiva, explicando como deveria ser a intervenção do estado para corrigi-las. (internalização das externalidades)
R: Exemplo de externalidade negativa: Fábrica de medicamentos poluindo a água de um rio para fabricação de seus produtos, prejudicando assim as comunidades que estão ao redor do rio e utilizando essa água para sobreviver. Para corrigir este problema o estado deveria fazer um levantamento das perdas das comunidades em função da poluição da água do rio e cobrar dessa fábrica uma quantidade maior de impostos, taxas. Sendo que essas taxas e impostos pagos devem ser aplicados diretamente nas comunidades, que seria uma forma de indeniza-la em função dos prejuízos causados pela fábrica.
Exemplo de externalidade positiva: A mesma fábrica de medicamentos instalada próxima a um rio desenvolve um método de purificar a água desse rio que estava poluída (não por ela) e as comunidades ao redor do rio aproveitam essa água, sendo assim, se beneficiam com a instalação da fábrica. Nesse caso caberá ao estado efetivar subsídios para a empresa para que ela possa ser ressarcida pelo bem feito para a sociedade.
2- Como Ronald Coase (Teorema de Coase) pensou na internalização das externalidades, sem que houvesse a interferência do estado através de cobrança de impostos ou taxas.
R: Através de acordos feitos entre as partes envolvidas. Para que isso ocorra segundo Ronald Coase os direitos de propriedade devem estar bem definidos (de acordo com a lei) e os custos de transação devem ser baixos para que possa haver negociação entre as partes envolvidas.