teoria de max
A superestrutura compreende a estrutura jurídica (o Direito e o Estado) e a ideologia (moral, política, religião etc.).
segundo Karl Marx: É a infra-estrutura que condiciona o modo de vida dos homens
O modo de produção da vida material condiciona o processo de vida social, política e intelectual. Não é a consciência dos homens que determina a realidade; ao contrário, é a realidade social que determina sua consciência ela é a base da sociedade infra-estrutura compreende:Meios de produção, Relações de produção, Produção de mercadorias
relação entre elas: A infraestrutura estabelece e se inter relaciona dialéticamente com a super estrutura que representa a base ideológica de um determinado sistema de produção.
Marx nasceu em uma família de classe média, de situação confortável, em Trier, às margens do rio Mosela, na Alemanha. Descendia de uma longa linhagem de rabinos, tanto da parte materna quanto paterna, e seu pai, embora fosse intelectualmente um racionalista de formação tipicamente iluminista, que conhecia Voltaire e Lessing de cor, só concordara em ser batizado como protestante para não se ver privado de seu trabalho como um dos mais conceituados advogados de Trier.
Aos 17 anos, Marx matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Bonn e mostrou-se sensível ao romantismo que ali predominava: havia ficado noivo pouco antes de Jenny von Westphalen, filha do barão von Westphalen, figura destacada da sociedade de Trier e que havia despertado em Marx o interesse pela literatura romântica e pelo pensamento político de Saint-Simon. No ano seguinte, o pai de Marx mandou-o para a Universidade de Berlim, maior è mais seria, onde ele passou os quatro anos seguintes e abandonou o romantismo em favor do hegelianismo que predominava na capital naquela época.
Marx participou ativamente do movimento dos