Max Weber e suas teórias
Raquel Cristina Da Costa Brito
Aspectos da Teoria de Max Weber e Seus Conceitos Principais
Gurupi-TO
Outubro, 2014
Centro Universitário UnirG
Curso: Psicologia Turno: Noturno Período: Primeiro
Disciplina: Introdução a Sociologia
Professor(a): Paulo Henrique Costa Mattos
Acadêmico(a): Raquel Cristina da Costa Brito
Data: 30/09/2014
Trabalho: Aspectos da Teoria de Max Weber e Seus Conceitos Principais.
Aspectos das Teorias de Max Weber e Conceitos Principais
A análise das teorias de Max Weber tem como ponto de partida a distinção entre quatro tipos de ação
A ação com relação a um objetivo é determinada por expectativas no comportamento tanto de objetos do mundo exterior como de outros homens e utiliza essas expectativas como condições ou meios para alcance de fins próprios racionalmente avaliados e perseguidos. É uma ação concreta que tem um fim especifico, por exemplo: o engenheiro que constrói uma ponte.
A ação Racional
Em relação a um valor é aquela definida pela crença consciente no valor - interpretável como ético, estético, religioso ou qualquer outra forma - absoluto de uma determinada conduta. O ator age racionalmente aceitando todos os riscos, não para obter um resultado exterior, mas para permanecer fiel a sua honra, qual seja, à sua crença consciente no valor, por exemplo, um capitão que afunda com o seu navio.
Ação Afetiva É aquela ditada pelo estado de consciência ou humor do sujeito, é definida por uma reação emocional do ator em determinadas circunstâncias e não em relação a um objetivo ou a um sistema de valor, por exemplo, a mãe quando bate em seu filho por se comportar mal.
Ação Tradicional É aquela ditada pelos hábitos, costumes, crenças transformadas numa segunda natureza, para agir conforme a tradição o ator não precisa conceber um objeto, ou um valor nem ser impelido por uma emoção,