Teoria de Lawer
TEORIA DE EDWARD E. LAWLER ESPERADO:
Sua teoria tem o seu fundamento na determinação de duas variáveis para a motivação eficaz de um empregado, é a chamada teoria da expectativa baseada em três fatores: o indivíduo quer uma recompensa, o estímulo para a produção de um resultado positivo e da estimativa intermédio necessário para atingir a recompensa.
É o conceito de probabilidade de esforço - recompensa, que acredita que ele é determinado pela quantidade de esforço em direção a efetiva execução de uma tarefa, que vai conseguir uma recompensa.
É o valor da recompensa. Isto é, a percepção individual dos resultados que podem ser obtidos para realizar eficazmente; o valor da recompensa por resultados decorrentes da capacidade percebida de satisfazer um ou mais requisitos.
As conclusões de Lawler são:
As pessoas querem dinheiro, porque eles só podem satisfazer as necessidades fisiológicas e de segurança, e também dá condições para a total satisfação das necessidades sociais, estima e auto-realização.
Pessoas acreditam que seu desempenho é, ao mesmo tempo, possível e necessário para obter dinheiro.
Enquanto as pessoas acreditam que há uma relação entre a diferença de salários e desempenho, o dinheiro é um grande motivador.
2.3 TEORIA DA EXPECTÂNCIA
A Teoria da Expectância (ou da Expectativa ou da Expectação) surgiu dos trabalhos de Lawler III (1971). Em seus estudos Lawler III encontrou fortes evidências de que o dinheiro é fator de motivação para o trabalho, desempenho e outros comportamentos humanos, como companheirismo e dedicação à organização.
Entretanto, apesar de ser fator motivacional, o salário tem encontrado pouca potência motivacional devido a sua “incorreta aplicação pela maior parte das organizações” (CHIAVENATO, 2009, p. 73).
Logo, se os gestores administrassem melhor os cargos, salários e benefícios nas empresas, a remuneração poderia exercer um forte impacto na gestão de pessoas, levando os