Motiva O Nas Organiza Es
Prof. Me. Jefferson C. Azevedo
Motivação
A palavra motivação vem de motivu, em
latim, que significa - O que move ou o que pode fazer mover. Assim, podemos entender que a motivação humana é a forca impulsionadora que nos leva persistentemente em direção a um objetivo.
De modo geral, motivo, é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a um comportamento específico.
Esse impulso a ação pode ser provocado por um estímulo externo ( provindo do ambiente) e pode também ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo
MOTIVAÇÃO
CICLO MOTIVACIONAL
Equilíbrio interno Estímulo ou incentivo
Necessidade
(desejo)
Tensão
Comport. ou ação
Satisfação
Uma necessidade ou desejo rompe o estado de equilíbrio do organismo, causando um estado de tensão, insatisfação, desconforto e desequilíbrio.
Esse estado leva o indivíduo a um comportamento ou ação, capaz de descarregar a tensão ou desconforto. Se o comportamento for eficaz, o indivíduo encontrará satisfação da necessidade ou desejo e, portanto, a descarga da tensão provocada por ela. Satisfeita a necessidade o organismo volta ao estado inicial.
MOTIVAÇÃO
Equilíbrio
interno
Estímulo ou incentivo
Necessidade
(desejo)
Tensão
Barreira
Outro
Comport.
derivativo
Frustração
Compensação
Uma necessidade pode ser satisfeita, ou frustrada. Quando a satisfação é impedida ela pode ser transferida para outro objeto e assim compensada.
No ciclo motivacional, muitas vezes a tensão provocada pelo surgimento da necessidade ou desejo encontra barreiras ou obstáculos para sua liberação.
Motivação Humana
Abraham Maslow
Frederick Herzberg
Abraham MASLOW
“... Em um empreendimento, se todos os envolvidos estiverem absolutamente seguros sobre as metas, objetivos e propósitos da organização, praticamente todos os demais temas se tornam então simples questões técnicas de como ajustar os meios aos fins”.
1908 – 1970
Psicólogo