Teoria de Estimulo
Skinner
Principais autores e conceitos. Skinner defende o behaviorismo radical, embora muitos acreditem que a teoria esteja morta é a mais popular atualmente. Defende que todo ato tenha suas consequências, ou seja, com um estimulo a algo sempre se tem uma resposta. Entre os autores da teoria tem-se também Ivan P. Pavilov, John B. Watson e Edward L. Thorndike. Os mais atuais são Clark L, Edwin R. Guthrie e o principal B. F. Skinner.
http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/resenha-teoria-behaviorista-skinner.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Behaviorismo Visão Pedagógica sobre a aprendizagem. Para Skinner tudo se remete ao comportamento, a teoria é vista na educação quando os educadores utilizam as técnicas de estimular ou reprimir o comportamento dos alunos, obtendo assim os resultados desejados em sala de aula, por exemplo, quando o aluno tem o comportamento desejado, o mesmo é estimulado cada vez mais a continuar com o mesmo comportamento, já quando a situação é contraria, quando o aluno tem comportamento que não condizem com o momento o mesmo é reprimido para que não se repita a situação. Pode ser usada em cursos técnicos, específicos ou treinamentos, mas também é muito usada quando se tem o objetivo de memorizar os conceitos ensinados, se reforçando a cada dia o que foi estudado.
http://www.infoescola.com/pedagogia/teoria-de-aprendizagem-de-skinner/ http://www.uniriotec.br/~pimentel/disciplinas/ie2/infoeduc/aprbehaviorismoskinner.html Contribuição da teoria para a pratica educacional. O behaviorismo se tem muito forte no âmbito escolar, já que defende dar estimulo ao individuo em busca de respostas favoráveis. O papel do behaviorismo é de estimular o comportamento do aluno quando o mesmo tem as atitudes que se espera e de reforçar o que foi estudado para que o assunto seja memorizado. O aluno é manipulado a aprender o que o professor propõe a ele.
http://psipersona.blogspot.com.br/2009/04/behaviorismo-e-educacao.html