teoria de erros
Título:
Teoria dos Erros
Introdução:
Este Relatório contém experiências realizadas em laboratório com apenas 1 instrumento de medida: a régua, com o intuito de encontrar a medida exata de uma folha de papel A4.
As medidas encontradas tem uma incerteza que advêm das características do equipamento utilizado e também do operador, sendo assim a experiência nos mostra que uma medida repetida várias vezes com o mesmo cuidado e procedimento pelo mesmo operador, os resultados obtidos não são em geral idênticos.
Podemos dizer que as medidas realizadas é composta por algarismo significativos (exatos) e algarismo duvidoso, como mostra a tabela de medição no tópico “embasamento Teórico”.
Objetivo:
Este experimento tem como objetivo medir 200 vezes uma folha A4 branca e determinar o Valor Médio (Xm), Desvio (di), Desvio Médio (Dm), Largura e a Área, para estimar com a maior precisão possível o valor da grandeza medida e o seu erro.
.Embasamento Teórico
O ato de medir é, em essência, um ato de comparar, e essa comparação envolve erros de diversas origens (dos instrumentos, do operador, do processo de medida etc.).
Quando se pretende medir o valor de uma grandeza, pode-se realizar apenas uma ou várias medidas repetidas, dependendo das condições experimentais particulares ou ainda da postura adotada frente ao experimento. Em cada caso, deve-se extrair do processo de medida um valor adotado como melhor na representação da grandeza e ainda um limite de erro dentro do qual deve estar compreendido o valor real. Tipos de Erro:
Sistemáticos - Erros que actuam sempre no mesmo sentido e podem ser eliminados mediante uma seleção de aparelhagem e do método e condições de experimentação.
Fortuitos - Erros com origem em causas indeterminadas que atuam em ambos os sentidos de forma não previsível. Estes erros podem ser atenuados, mas não completamente eliminados.