Teoria de Durkheim
Aluna: Sofia Helena Boldt
Ano: 1º ano E.M. “A”
Disciplina: Sociologia
Professor: Michel Nascimento
1. Quem foi o primeiro teorizador da divisão do trabalho? Qual era a sua ocupação? R: Durkheim, ele era sociólogo.
2. Quais as funções da divisão do trabalho social? Segundo a teoria, qual a função moral da divisão do trabalho? R: Uma função da divisão do trabalho social está no aumento da produtividade e na qualidade do trabalho, abaixa os preços e promove o consumo. Para Durkheim, a decisão de fazer parte do processo de especialização era de fundo ético e moral, pois ele opõe a conduta de uma pessoa especialista á conduta de alguém que prefere ser um conhecedor de generalidades e de vasta cultura.
3. Diferencie solidariedade mecânica de solidariedade orgânica. R: Orgânica: Independente; tecnologia. Se algo parar, continua o funcionamento. Ex: corpo humano. Mecânica: Dependente; tudo e todos dependem dos outros. Se algo falha, tudo para. Ex: engrenagem.
4. Caracterize os dois tipos de sociedade correspondente aos tipos de solidariedade. R: Orgânica: Corpo humano. Se for tirado um rim, o corpo continua funcionando, se tirar o apêndice, o corpo continua funcionando. Moderna. Mecânica: Tribo de índios. Se um não faz o serviço, ninguém faz. Primitiva.
5. Caracterize os modelos de direitos segundo os modelos de solidariedade. R: Na sociedade mecânica, estudos apontam para um direito mais punitivo, a causa é que o crime nessas sociedades seria de consciência coletiva. Já na orgânica, o direito seria restitutivo, pois os crimes nessa sociedade não atingem diretamente a consciência das pessoas, mas muito mais os contratos estabelecidos.
6. Observando as causas da divisão do trabalho atribuídas pela teoria durkheimiana, qual você definiria como a mais relevante? Justifique. R: Acredito que o cenário daquela época, com pessoas sendo exploradas e coisas do gênero,