Teoria de cores
Lanterna de 3 fachos
Trabalho da disciplina de Física Experimental 1 do curso de Engenharia, professor Norberto Aranha da Faculdade de Engenharia - FACENS.
FACULDADE DE ENGENHARIA
FACENS - SOROCABA – 2013
Teoria:
É habitual dizer que a luz proveniente do Sol é luz branca. No entanto, no século XVII, Isaac Newton observou que esta luz branca resulta da combinação de diferentes cores. Ele verificou que quando um raio de luz branca atravessava um cristal ou um prisma óptico, era dividido em diferentes cores, ao que se dá o nome de Dispersão ou Decomposição da Luz. Desta forma, Newton conseguiu explicar o fenômeno do arco-íris, que forma-se quando um raio de luz branca atravessa uma gota de água, deixando ver todas as cores que o constituem. Apesar de a luz branca ser formada por todas as cores, para se ter a sensação de luz branca não é preciso que todas as cores sejam "somadas", apenas três cores, as chamadas cores primárias. Essas cores são vermelho, verde e azul.
Materiais e métodos:
(1)- Fonte de luz branca, que possua: Tampa articulável; Janela frontal, e lateral;
(2)- Tampa Articulável
(3)- Lâmpada Halógena
(4)- Filtro Óptico Verde
(5)- Filtro Óptico Vermelho
(6)- Filtro Óptico Azul
(7)- Espelhos Exemplificação da Montagem A montagem do experimento se resume em aderir os espelhos nas tampas articuláveis laterais, de modo que a luz incida e seja direcionada para frente, nas janelas laterais e na janela frontal, se posiciona os filtros ópticos coloridos. Desta forma ao acender a lâmpada halógena, a luz proveniente dela incidirá sobre os filtros ópticos, e reproduzir suas cores, com isso é possível, sobre uma superfície de cor