Teoria das cores
A interação entre humanos e máquinas acontece através da interface do utilizador, formada por software e hardware. Ela é utilizada, por exemplo, para a manipulação de periféricos de computadores e grandes máquinas como aviões e usinas hidrelétricas. As cores podem causar diferentes sensações em um ser humano. Nesse sentido, foi feito um estudo por parte de psicólogos onde eles associaram as cores a algumas sensações humanas. As cores chamadas quentes (vermelho, amarelo, laranja) foram associadas as sensações de agitação e euforia. As cores chamadas frias (azul-turquesa, violeta, por exemplo) foram associadas a ambientes calmos.
As cores acromáticas (branco, azul, preto) podem adquirir caráter quente ou frio de acordo com a combinação utilizada sobre elas.
Vermelho
Essa cor causa um grande impacto emocional, sendo associada hoje em dia à vitória, paixão, amor, força, energia, sexualidade, sangue, guerra, fogo, perigo, raiva.
Amarelo
É considerada uma cor incandescente, e imediatamente associada ao sol nos remete a associações como: verão, vida, serenidade, colheita, ouro e inovação.
Verde
O verde automaticamente se liga à natureza. Virou marca registrada nos movimentos ambientalistas por ser a cor da vegetação. É associada à vegetação, natureza, primavera, fertilidade, esperança e segurança.
Azul
A cor azul é capaz de transmitir a sensação de espiritualidade, paz, estabilidade, espaço, mas também pode transmitir a sensação de frio, melancolia, depressão, mistério, obscenidade e conservadorismo.
Branco
Dentre todas as cores é a que possui maior leveza. Muito utilizada nas margens de páginas, estabelecendo referência branca para as demais cores.
Preto
Ela é uma estimulante para as demais cores, e se harmoniza muito bem com elas. É normal vermos conotações negativas para a cor, porém, sua conformidade e anatomia indiferenciadas fazem dela um padrão para diversas situações. A