teoria das cores
A cor é um fenômeno físico relacionado à existência da luz, existem dois tipos de cor:
- Cor luz; (é a estreita faixa de frequência do espectro luminoso visível dentro da qual o olho humano identifica determinada tonalidade de cor. Baseia-se na luz solar ou em fontes luminosas artificiais. E é observada essencialmente nos raios luminosos, como por exemplo, quando você vê uma lâmpada emitindo uma luz vermelha. A cor-luz branca solar representa a própria luz capaz de se decompor em todas as cores). Um experimento prático e clássico sobre a cor-luz é o disco de Newton. Trata-se de um disco com as sete cores do espectro visíveis pintadas ou coladas. Girando o disco, as sete cores se superpõem aos nossos olhos, dando a sensação de luz branca.
- Cor pigmento; (é a cor observada no reflexo da luz em algum objeto.
Diferentes materiais refletem apenas determinadas faixas do espectro visível, decompondo a luz natural branca resultando na cor observada especificamente. A tinta é a substância na qual pigmentos são concentrados e usados para imitar o fenômeno da cor-luz. O pigmento surge extraído da natureza, em materiais de origem vegetal, animal ou mineral).
O físico inglês Isaac Newton, em 1666(século XVIII), nos seus experimentos estudou a influência da luz do sol na formação das cores. Newton estudou o fenômeno da difração, que consistia na decomposição da luz solar em várias cores quando atravessava um prisma, e denominou o conjunto de cores como espectro.
As descobertas de Isaac Newton sobre a Luz e, em especial, seu Círculo
Cromático de sete cores tiveram um impacto grande sobre a época dele, e influiu na fabricação artesanal de pigmentos não somente para a pintura artística, mas também para o tingimento de tecidos.
1
O sistema RGB e hexadecimal
O RGB (Red, Green e Blue – ou Vermelho, Verde e Azul) é um sistema de cores aditivo projetado para ser utilizado em dispositivos eletrônicos. Monitores são pretos e