Teoria de adam
A Tarefa árdua do administrador é descobrir qual é a referencia, os pontos básicos que cada pessoas escolhe para comparar-se a outras pessoas e quem são estas pessoas que servem de referência para o empregado. Cabe aqui o processamento de informações dado pela Gestalt. Este processamento será influenciado pelas crenças,Experiências, valores e opiniões que influenciarão nos critérios estabelecidos pela pessoa do que ela considerará justo ou injusto.
A justiça entre o que o colaborador oferece e o que recebe comparado aos seus colegas é fator primordial para o seu envolvimento com o trabalho. O que o colaborador percebe é a relação eu-trabalho-outros.
Quando os funcionários acreditam que estão recebendo resultados equivalentes a seus inputs, geralmente ficam satisfeitos. Quando acreditam que questão sendo tratados equitativamente, estão dando mais do que estão recebendo da organização,um estado de tensão e insatisfação se instala.
Na relação com os colaboradores, a teoria de Adams deve ser levada em consideração na distribuição de salários, condições de trabalho, sistemas de recompensas, distribuição de cargos, e tantos ao eutros quesitos que envolvem as relações humanas