Adam Smith e as teorias
• “Laissez faire, laissez passer” (deixe fazer, deixe passar) – expressão creditada a Vincent de Gournay e que é o resumo de um conceito caro aos fisiocratas, que determinava que os governos não deveriam interferir nas atividades humanas, sendo que estas estariam em conformidade com as leis naturais.
• Ênfase na agricultura – era consenso entre os fisiocratas que a indústria, comércio e manufatura estavam subordinadas à agricultura, e, em menor proporção à mineração, por serem estas as fontes de riqueza, enquanto que os demais setores não detinham o fator produção, sendo, na concepção fisiocrata, meros transformadores.
• Reforma tributária – sendo a agricultura a atividade nuclear no desenvolvimento do modelo fisiocrata, os seguidores de tal doutrina econômica acreditavam que países como a França (a esmagadora maioria dos fisiocratas era de intelectuais franceses) deveriam unificar a série de impostos existentes, transformando-o num único imposto, a ser cobrado da atividade agrícola, tendo como foco principal os grandes donos de terra. Esta ideia refletia uma reação à condição em que se encontrava economicamente a França, com traços de mercantilismo, mas também de feudalismo, e tal reforma procurava atuar na parte feudal da economia francesa, principalmente. 3: 1. Aplicação na esfera econômica
O homem luta pela liberdade de exercer suas atividades, de conservar o produto de seu trabalho e dele dispor de livre concorrência de comercio, dando-lhe o direito de vender ou adquirir qualquer produto a qualquer pessoa. Conseqüentemente a liberdade vem o "bom preço".
Partindo da idéia do retirar da terra o produto liquido, surge a elaboração de um sistema tributário de taxação direta e única de renda dos proprietários de terás,