teoria das relações humanas
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA: UM DESAFIO AO SERVIÇO SOCIAL
CONTEMPORÂNEO
Maura Alvarenga de Aquino1
Fabrícia Cristina de Castro Maciel2
RESUMO
Neste artigo promove-se uma reflexão sobre o desafio do Serviço Social contemporâneo na consolidação dos direitos humanos e da cidadania, mediante a releitura dos seus conceitos, estabelecendo a interface entre eles por meio de uma breve construção histórica da profissão, desde sua gênese até a contemporaneidade. A escolha do tema justifica-se por sua importância para a construção de uma sociedade mais ética e justa, alinhando-se à luta pela erradicação do desrespeito a todos os grupos historicamente discriminados bem como pelas diferenças. Organizado em dois capítulos explicativos, com suporte em uma revisão teórica bibliográfica, busca-se elucidar itens relevantes sobre a temática, sem pretensão de concluir ou esgotar o assunto.
Palavras-chave: Serviço Social; direitos humanos; cidadania.
1
Este artigo é resultado da revisão e atualização de parte das reflexões sobre o tema contidas no Trabalho de
Conclusão de Curso (2010), cujo título se encontra nas referências bibliográficas. assistente social e Especialista em Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais – Centro Universitário Una.
E-mail: maura.aquino@hotmail.com
2
assistente social e docente, Mestre em Administração Pública - Gestão de Políticas Sociais.
2
1 INTRODUÇÃO
No Brasil, pode-se dizer que o desenvolvimento de políticas públicas sociais, consubstanciando a luta pelos direitos dos cidadãos, como sujeitos possuidores de direitos, constitui uma preocupação recente dos governantes. A partir da abertura política, impulsionada pelo fim da Ditadura Militar em 1985, deu-se início a um esforço societário conjunto para a formação de um efetivo Estado Democrático de Direito, fruto de lutas populares, que contaram, inclusive, com a participação dos profissionais do
Serviço Social no cenário político. Concomitantemente, é