Teoria das Relações Humanas
Teoria das Relações Humanas
Rio de Janeiro
Junho de 2013
A Teoria das Relações Humanas, ou Escola das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Com a crise todas as verdades até então aceitas são contestadas na busca da causa da crise. As novas ideias trazidas pela Escola de Relações Humanas trazem uma nova perspectiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes e começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos. Surgida como consequência imediata das conclusões obtidas nas Experiências de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayor e seus colaboradores. Foi basicamente um movimento de oposição e reação á Teoria Clássica da Administração que era adotado amplamente antes da crise.
A Teoria Clássica pretendeu desenvolver uma nova filosofia industrial, uma civilização industrial,na qual a tecnologia e o método de trabalho constituem as mais importantes preocupações do administrador . Essas teorias criaram novas perspectiva para a administração, visto que buscavam conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Até então, o trabalhador era tratado pela Teoria Clássica, e de uma forma muito mecânica. As principais origens da Teoria das Relações Humanas são as seguintes:
• A necessidade de se novos humanizar e democratizar a Administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanistas da Teoria Classica e adequando-a aos padrões de vida do povo Americano.
• Desenvolvimento das Ciências Humanas como a Psicologia e Sociologia , como também sua crescente influencia intelectual e suas principais tentativas de aplicação à organização industrial.
• As ideias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewis foram capitais para o humanismo na Administração.
• As