Teoria das Necessidades Humanas
CURSO SUPERIOR BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
MAYCON BARBOSA MOURA
Abraham H. Maslow foi um psicólogo que teve destaque na administração, pois desenvolveu a chamada Teoria das necessidades humanas ou Teoria da motivação. Segundo Maslow a maneira como o ser humano se comportava poderia ser explicado pelas necessidades e pelos seus desejos. Essa necessidade determina o que passa a ser importante para o indivíduo e molda o seu comportamento como tal.
Na base da pirâmide estão as necessidades de nível mais simples (necessidades fisiológicas) e no topo, as mais complexas (as necessidades de autorrealização). Para chegar ao topo da pirâmide, é necessário suprir todas as necessidades anteriores. Quando o ciclo motivacional não se realiza, acontece a frustação do indivíduo.
Os níveis da pirâmide propostas por Maslow dividem-se em cinco:
1.Necessidades fisiológicas: o nível mais simples de todas as necessidade. Nesse nível encontra-se a necessidade de alimentação (fome e sede), de sono, abrigo, desejo sexual etc. As necessidades fisiológicas estão diretamente ligadas a sobrevivência do indivíduo. Quando alguma dessas necessidades não são satisfeitas ela domina a direção do comportamento. Em outras palavras, por exemplo, se um homem estiver com fome, a maior preocupação dele é saciar sua fome, mas se ele comer adequadamente (regularmente) a fome deixará de ser a principal motivação.
2.Necessidades de segurança: refere-se a estabilidade, busca de proteção. Dentre tantas, os principais tipos de segurança buscado pelo indivíduo são: segurança física pessoal, segurança financeira, saúde e bem-estar, rede de proteção contra imprevistos.
3.Necessidades sociais: chegam a esse nível os indivíduos que as necessidades anteriormente estão satisfeitas (fisiológicas e de segurança). Dentre as necessidades sociais estão a necessidade de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e de amor. Quando