Teoria Das Necessidades Humanas B Sicas
23 de outubro de 2012 · por samu84 · em Sem categoria · Deixe um comentário
Preocupado com o fim da graduação, volto no começo, onde a enfermagem se concretiza como ciencia, os primordios da sistematização da assistência de enfermagem. Li, vale apena, principalmente para quem esta começando a fazer as SAE´s da vida. Para mim deu mais sentido á um monte de coisas que achava pouco importante mas que na verdade eram e são importantíssimas para uma assistência de enfermagem competente!!! Segue o texto na integra, das paginas 27 e 32 do livro o processo de enfermagem de Wanda de Aguiar Horta.
Teoria das necessidades humanas básicas
Considerações gerais A dicotomia de rumos com que se defronta a enfermagem – desenvolver-se como ciência própria ou tornar-se a profissão de assistente-médico – leva seus profissionais a se dividirem, indecisos, entre as duas correntes. Esta situação incômoda, de transição, é sentida em toda a literatura publicada nesta década.
Acreditamos ser a enfermagem uma ciência aplicada, saindo hoje da fase empírica para a científica, desenvolvendo suas teorias, sistematizando seus conhecimentos, pesquisando e tornando-se dia a dia uma ciência independente. Em trinta anos de vida profissional temos acumulado observações, aprendido, estudado, refletido; enfim, temos vivido a enfermagem. Isto nos levou a procurar desenvolver uma teoria que pudesse explicar a natureza da enfermagem, definir seu campo de ação específico, sua metodologia científica.
A teoria se apóia e engloba leis gerais que regem os fenômenos universais, tais sejam, por exemplo, a lei do equilíbrio (homeostase ou homeodinâmica): todo o universo se mantém por processos de equilíbrio dinâmico entre os seus seres; a lei da adaptação: todos os seres do universo interagem com seu meio externo buscando sempre formas de ajustamento para se manterem em equilíbrio; lei do holismo: o universo é um todo, o ser humano é