Alcool
Alisson Mendonça
Camila Vulczak Golin
Iara Stein Simões
Tassia Leal Estevão
Veronica Orestes Dias*
Resumo: Esse artigo fala sobre o álcool etanol, trazendo curiosidades ao longo da história, assim como o processo de obtenção do próprio, analisando se podemos considerar ele um combustível limpo e as vantagens e desvantagens de utilizá-lo.
Palavras-chave: Álcool, Cana-de-Açúcar, Biocombustível.
1. INTRODUÇÃO
O etanol, conhecido como álcool etílico é um biocombustível que esta sendo amplamente consumido na forma de combustível automotivo, seja puro ou ainda misturado à gasolina.
O Brasil já é líder mundial na produção de etanol, sendo responsável por mais da metade da produção mundial. Juntos, Brasil e Estados Unidos, produzem mais de 93% do etanol mundial.
A demanda pelo etanol aumentou muito nos últimos anos, devido à sua utilização juntamente com a gasolina e pela grande produção de veículos que utilizam tanto o álcool quanto gasolina.
O etanol misturado com a gasolina é utilizado também no México, União Europeia, Índia, Colômbia, Argentina e ainda recentemente passou também a ser utilizado no Japão.
2. O ETANOL
O etanol combustível, produzido da cana de açúcar surgiu em nosso país pela necessidade de amenizar as constantes crises da indústria açucareira e na tentativa de diminuir a dependência do petróleo importado, que até então era de praticamente 80% do consumido. Foi no início do século XX que ocorreram asprimeiras ações de introdução deste combustível no Brasil. Em 1933 o governo regido por Getúlio Vargas criou o Instituto do Açúcar e do Álcool – IAA e tornou obrigatória a mistura de etanol na gasolina através do decreto assinado em 1931.
Mas, somente em 1975, quando o governo brasileiro lançou o Programa Nacional de Álcool, conhecido popularmente como Pró-álcool, que este combustível renovável ganhou força, sendo que os primeiros carros exclusivamente movidos a álcool surgiram em 1978. Entretanto, os incentivos do