Teoria das filas aplicado a uma farmácia
Mara Lúcia Grando (UCEFF)
Maralucia35@gmail.com
Marcos Roberto Doroche marcosdoroche@yahoo.com.br RESUMO
O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise real sobre teoria das filas. O artigo exibe uma pesquisa realizada em campo tendo como unidade de pesquisa uma farmácia de Chapecó, tendo como base a fundamentação teórica adquirida em sala de, e que apesar da pesquisa não ter sido realizada em um dia de pico de atendimento, chegamos à conclusão que algumas medidas para melhor atender esta sazonalidade de chegada de cliente poderia ser adotada.
Palavras-Chave: Fila, Farmácia, Atendente, Chegada.
1. INTRODUÇÃO
As filas estão em todos os lugares, supermercados, linhas de produção, lotéricas, bancos, e todas as pessoas já passaram pelo desconforto de esperar na fila. As filas são inevitáveis, e a pesquisa operacional possui uma área científica exclusiva para tal estudo, denominada Teoria das filas, este trabalho analisou, em uma farmácia de Chapecó dados que permitissem a observação do comportamento da fila naquele estabelecimento.
2. Fundamentação teorica
2.1 a importância da energia elétrica para o desenvolvimento
De acordo com (MOREIRA 2010), “teoria das filas é um corpo de conhecimentos matemáticos, aplicado ao fenômeno das filas”.
A Teoria das Filas tem como objetivo principal o desenvolvimento de modelos matemáticos que permitam prever o comportamento de sistemas de prestação de serviços (MARINS 2011).
A Teoria das Filas é utilizada, com frequência, para resolução de problemas que envolvem tempo de espera, ou seja, em um determinado sistema clientes chegam para serem atendidos, recebem o serviço e depois se retiram do sistema (ROMERO et al. 2010).
Alguns exemplos típicos de aplicação da Teoria das Filas são relativos ao dimensionamento de: postos de pedágio, número de berços de atracação em portos, número de guichês num banco, do número de linhas de uma Central Telefônica, e de equipes de manutenção,