planejamento vital
A comunicação nas empresas tem se tornado importante fator de crescimento dos profissionais e lucratividade em longo prazo. Com isso, o objetivo deste trabalho, além de colocar em prática os conceitos aprendidos na disciplina de Planejamento de Comunicação Empresarial, é apresentar à Farmácia e Drogaria Vital o modelo de assessoria de comunicação, com enfoque nos públicos interno, externo e misto. Como embasamento teórico para o trabalho foram selecionados livros sobre assessoria de imprensa que explicam sobre os públicos e a importância de um planejamento estratégico de comunicação. Os planos de ações foram desenvolvidos a partir das observações da estrutura física e das necessidades aparentes da empresa, além do questionário aplicado aos funcionários.
2 JUSTIFICATIVA TEÓRICA
2.1 ASSESSORIAS DE COMUNICAÇÃO E PROFISSIONAIS
Para entender o surgimento das assessorias de comunicação é preciso partir do surgimento das agências. No século XIX, as empresas buscavam agenciadores para negociar espaços publicitários nos jornais. Posteriormente, esses agentes montaram as agências. (KOPLIN; FERRARETTO, 2001).
A propaganda, no Brasil, acompanhou o desenvolvimento, principalmente, do rádio e da TV, assim como fatos históricos importantes, como as guerras. A assessoria de imprensa, que esteve ligada a Relações Públicas desde o início, também se rendeu ao Jornalismo.
O espaço conquistado pela imprensa, as campanhas políticas intensas e a utilização de redatores de publicidade pelas empresas formaram a base das assessorias de comunicação (AMARAL, 2011). O objetivo era justamente criar situações, exagerar e atrair repórteres para conseguir notícias nos jornais e divulgar a empresa. Segundo Chaparro (2011), a assessoria de comunicação como atividade profissional nasceu com a idealização de Ivy Lee, utilizada depois por várias empresas.
Por causa da saturação do mercado jornalístico, profissionais da área buscaram nas assessorias uma nova