Islamismo 1
Origem, política, expansão etc
ISLAMISMO
"Islã" (em árabe) significa "submissão", "rendição", "entrega", . No sentido religioso, Islã, significa "total submissão à vontade de Deus“
A Maior parte do da península Arábica é desértica. Essa característica impôs duras condições às populações da região, o que influenciou o desenvolvimento de pequenas comunidades, parte delas nômade.
Essas comunidades se chamavam beduínos, viviam do comercio, da modesta produção agrícola nos oásis, da criação de ovelhas e de camelos, A sua organização politica era tribal, ou seja, não havia um poder central, e cada comunidade tinha sua própria liderança.
O comércio logo se tornou a principal atividade na região. As aldeias próximas do mar vermelho, como Meca, tornaram-se centros comercias. Por esses centros circulavam produtos vindos do Oriente e da África destinados ao comércio com a Europa.
A religião desses grupos era politeísta, com divindades tribais ou locais. O culto a esses deuses se realizava na Caaba, um templo localizado em Meca.
ORIGEM
Maomé nasceu em 570 D.C em Meca, e pertencia em uma das famílias mais pobres da região. Aos 40 anos teve seu chamado para a profecia, quando foi convidado a pregar após receber uma revelação de Alá
(Deus) feita pelo anjo Gabriel
ORIGEM
Mesmo com os árabes da época sendo politeístas eles sabiam da divindade superior Alá, mas só não o veneravam .
Maomé não veio profetizar um novo
Deus, e sim um único Deus, Alá, e
Maomé como profeta
Deus é Alá, e Maomé é o profeta que fez as revelações divinas, entre elas o
ALCORÃO
ORIGEM E EXPANSÃO
Os ensinamentos de Maomé irritavam os que eram de Meca, e aceitar Maomé como mensageiro de Alá era aceitar ele como governante de Meca.
Fuga de Maomé para Yatreb com comerciantes que é chamado de
HÉGIRA
Yatreb depois teve o nome alterado para Medina
ORIGEM E EXPANSÃO
Após a Hégira os ensinamentos de
Maomé foram postos em pratica comunitária, o que ocasionou a